terça-feira, 28 de junho de 2011

Dica Musical: CD Bruna Karla - Advogado Fiel


Todos nós temos talento. Muitos passam anos sem descobrir, outros, descobrem já na vida adulta, mas existem alguns que têm o privilégio de conhecer o seu dom e dedicar-se a ele cedo cedo. Uma delas é Bruna Karla, que aos três anos de idade já demonstrava uma habilidade além do normal para falar, pregar e cantar. Hoje, com 19 anos, Bruna lança Advogado Fiel, seu quinto CD pela MK Music, gravadora da qual ela faz parte desde os 11.

O disco tem um significado e tanto para Bruna: É o primeiro após seu casamento com o músico Bruno Santos, ou seja, após viver uma nova fase em sua vida e ministério. O conteúdo musical e das letras reflete esse amadurecimento, pela atitude e propriedade ao interpretar cada estrofe. Emerson Pinheiro assina a produção, com a colaboração do também músico Tadeu Chuff nos arranjos. No hall de compositores, além de Emerson e Tadeu, nomes como Davi Fernandes, Jill Viegas, Jozy Santos, Adilson e Anderson Freire.

Anderson, considerado o autor do momento, presente em praticamente todos os CDs lançados pela MK, compôs a faixa título, escolhida como música de trabalho. Ótima escolha, sucesso nas rádios gospel espalhadas pelo país. No Rio de Janeiro, a música está em primeiro lugar na lista das 10 mais pedidas da 93 FM desde que entrou na programação. Certeza de sucesso.

Tudo é reflexo da fidelidade de Bruna Karla ao chamado e à Palavra de Deus e também fruto de muito trabalho e dedicação. Ela participou diretamente de toda concepção do trabalho e contou de perto com o apoio de Bruno, “que é um excelente produtor e músico e pôde me ajudar a expressar exatamente o que eu queria passar nas canções”, revela a adoradora com os olhos brilhando ao falar do marido.

Bruna definitivamente é um dos mais expressivos nomes pentecostal e o CD Advogado Fiel vem atestar essa afirmativa. “Deus me surpreendeu! A repercussão desse disco em tão pouco tempo já tem marcado minha vida e toda a minha carreira”, declara Bruna, ressaltando o mais importante: que as canções têm tocado o coração de muitas pessoas. “É um novo tempo em minha vida, de muita graça, unção de Deus e muitas conquistas e vitórias. A cada ano Ele tem provado que é meu Advogado Fiel, obrigada Jesus”!


O primeiro DVD do ministério da cantora Bruna Karla, Advogado Fiel, foi enviado para a fábrica no dia 10 de Junho. O DVD foi gravado na casa de eventos Via Show, em São João de Meriti, Rio de Janeiro, que estava lotada.No repertório, além das canções mais recentes do CD homônimo, músicas que marcaram o ministério de Bruna, que canta desde os três anos de idade e lançou seu primeiro disco aos 11 anos, já pela MK Music.
Destaques do CD/DVD: "Sou Humano", "Ao Final" e "Deus Vem Me Socorrer"
Vale a pena comprar?: Com certeza, este trabalho é inovador faz tempo que eu não vejo um CD tão bem elaborado, os arranjos estão fantasticos e o desempenho vocal de Bruna também, meus parabens ao produtor Emerson Pinheiro pelo excelente trabalho.
Nota (de 0 a 10): Vou dar nota 10 pra esse CD
Por:. Raul (vocalista)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Uma equipe ou várias?



Uma boa pergunta

Você me fez uma boa pergunta: por que temos várias equipes de louvor diferentes ao invés de uma só. Há uma boa razão para fazermos isso.

Os benefícios são:

1 - Cada banda se acostuma a tocar junta - estilos de comunicação, amizade, entendimento musical e muitas outras conexões tangíveis e intangíveis pode ocorrer.

2 - Cada banda pode desenvolver seu próprio som e repertório

3- Facilidade de marcar ensaios - cada banda faz do seu jeito, um jeito que funcione para todos

4- Cada equipe pode desenvolver novas canções e estilos. Se for uma boa expressão de adoração, as outras equipes frequentemente começam a copiá-la. Isto estimula a criatividade em todo o ministério de adoração.

5 - As equipes podem ter de pessoas com gostos similares ou que estejam vivendo momentos parecidos na vida (casados, solteiros, jovens, etc)

6 - Há muitas canções que são ótimas músicas de adoração. Mas nem todos os líderes de louvor gostam de todas as músicas. Se você tem equipes diferentes, as outras equipes podem tocar as outras músicas que você prefere não tocar.

Isto encoraja competição?


Outra ótima pergunta. Uma competição doentia entre as bandas não tem sido um problema entre nós. É bom estar sempre atento a isso, assim como a outros pecados que permeiam a igreja e as artes criativas. Mas, assim como é bom ouvir outras bandas de fora da igreja, por que não ter diferentes expressões dentro da própria igreja? Vale a pena o risco, desde que haja cuidado pastoral entre os membros das equipes.
fonte: vineyardmusic.com.br

Dica musical: CD Marina de Oliveira - Na Extremidade

 
Na Extremidade é o título do décimo sétimo álbum de carreira da cantora evangélica Marina de Oliveira, lançado em 2010. 

O disco Na Extremidade foi lançado em formato CD no dia 16 de Junho de 2010, e foi gerado após a cantora viver uma tragédia familiar.
Durante o ano de 2009, a cantora se mostrou bastante cansada e chegou por vezes questionar se ainda deveria prosseguir com o seu ministério da música. Mas a confirmação veio com a sua primeira indicação ao Grammy Latino 2009 com o álbum Eu Não Vou Parar.
Em novembro do mesmo ano, Marina recebeu o repertório fechado por sua mãe, Yvelise de Oliveira, mas até então por não se identificar naquele momento com as músicas, o rejeitou. No mês de Fereveiro de 2010, fatalmente perdeu o irmão Benoni e o esposo Sérgio Menezes em um acidente de ultraleve no bairro de Jaracepaguá (RJ), uma fatalidade amplamente comentada dentro e fora do meio evangélico em território nacional. Passado algum tempo, Marina então se lembrou do CD com o repertório que havia guardado em seu carro, ouviu novamente e teve a confirmação de que aquelas músicas estavam realmente guardadas para ela e para aquele momento que estava vivendo, o que gerou em tempo recorde o álbum Na Extremidade.
Marina recebeu o Grammy Latino 2010, na categoria Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa pelo álbum "Na Extremidade". A canção Ferida Aberta foi composta especialmente para Marina gravar, expressando assim todo o sentimento que estava vivendo naquele momento, quase como um desabafo. Em um determinado trecho da canção, há uma participação do back-vocal Jairo Bofim. Este disco é considerado o disco produzido em menor tempo da cantora, tendo entregue a responsabilidade da produção ao músico Rogério Vieira pela segunda vez seguida. Apesar de suas canções trazerem mensagens de motivação experiências que a cantora tem vivido nos últimos meses, as fotos do CD transmitem o que talvez ela não tenha transmitido nas canções, e ao contrário do álbum anterior, as fotos exibem uma Marina com um olhar reflexivo, de saudade, uma Marina de luto. As fotos do disco contam ainda com planos de fundo de Jascha Hoste e Nicolas Raymond, retiradas de bancos de imagens. Este álbum gerou 3 videoclipes das canções: "Na Extremidade", "Ferida Aberta" e "Força do Senhor". A faixa Amor Incorruptível que faz parte do CD Amo Você 16, teve seu arranjo refeito e voz recolocada especialmente para o CD Na Extremidade, com uma interpretação mais voraz e um instrumental mais pesado embora haja bastante violão. Essa versão divide opinião dos admiradores do ministério da cantora, a faixa Boas Novas foi regravada pela cantora Dany Grace, com novos arranjos. Sem dúvida este é um excelente trabalho é a minha dica pra vocês.

Destaques do CD: "Terceiro dia", "Migalhas" e "Na Extremidade"
Vale a pena comprar?: Com Certeza
Nota (de 0 a 10): Vou dar nota 9 pra este disco pela atitude de Marina de dar a volta por cima com um trabalho bem alegre cheio de gratidão e fazer como Jó mostrando que a verdadeira adoração não depende das circunstâncias em que nos encontramos mas da disposição que temos para servir o Senhor.
Por:. Raul (vocalista)

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Princípios para uma Ministração Abençoadora


"Quem te não temerá, ó Senhor, e não glorificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos”Apocalipse 15:4.
Temos aqui um tema que requer de nós especial atenção. Para alguns, trata-se de um terreno desconhecido. E mesmo para aqueles que têm algum conhecimento, sempre será um desafio novo. Cada culto é uma experiência nova, de onde extraímos lições que vão nos moldando e formando em nós o perfil de verdadeiros adoradores, que em função desse aprendizado, vão sendo confirmados como ministros diante da congregação.
A ministração do louvor exige total responsabilidade, entrega e dedicação, daí o fato de que se trata de um ministério, e ministério com peso pastoral. A administração desse serviço se faz garantir através de princípios divinos que devemos encarnar, praticar e deles depender sempre. Esses princípios nos livram da mediocridade e contribuem para que busquemos a excelência nesse ministério, em louvor ao nosso Deus! (Fl 1:10-11).
Sensibilidade – Salmos 43:3
Sensibilidade fala de percepção, de revelação, de ter luz. É uma ferramenta essencial, pois facilita em muito a nossa tarefa. É indispensável no momento do culto, na relação que temos com o Espírito, com os músicos e com as pessoas em geral.
Dependência do Espírito – Efésios 5:18.
É dependência geral, total e irrestrita. Paulo diz que onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade (II Co 3:17). O dirigente deve ganhar a visão de que o culto é do Espírito Santo e Ele sabe o que é melhor para cada pessoa (Rm 8:26-27). Ele indica o cântico, a frase, a oração a ser feita, enfim, tudo.
Inspiração (Palavra de Deus) – Salmos 22:25.
O dirigente sempre precisa estar inspirado. A inspiração nasce do nosso tempo diário com Deus (Sl 34:1). A fonte principal é a Palavra. Quanto mais Palavra eu tiver, mais inspirado serei (Cl 3:16).
Expressão – Gálatas 5:22.
A Palavra diz que o coração alegre aformoseia o rosto (Pv 15:13). O fruto do Espírito produz amor, paz, alegria etc. O dirigente deve meditar naquilo que canta. Esse exercício constante resulta numa expressão de vida abundante.
Segurança (saber o que fazer) – II Coríntios 3:4-6.
A congregação espera que o dirigente a conduza na ministração. É como o motorista de um coletivo cheio de pessoas. Todos esperam que ele tenha conhecimento do que faz e possam assim chegar ao seu destino.
Identificação (sacerdote) – Hebreus 5:1.
O dirigente é um sacerdote, um intermediário entre Deus e os homens. Portanto, deve estar profundamente identificado com os interesses do Senhor e dos homens.
O ministério de Jesus – Hebreus 2:12.
O dirigente deve ter a visão de que Jesus está em meio à congregação cantando louvores. Deus habita no meio dos louvores do seu povo (Sl 22:3).
Conclusão
Se estivermos atentos a estes princípios, colheremos resultados surpreendentes do nosso trabalho. A igreja será abençoada, edificada, e o Senhor glorificado junto ao seu povo.
Deus abençoe!
Por:. Raul (vocalista)

Música Gospel: Padrões de Deus ou padrão do mundo?


Observando o que está acontecendo no meio evangélico, podemos perceber que a fé cristã está sendo trocada sutilmente por alguma moda que tenha um colorido cristão e o nome gospel. Na música gospel é onde temos percebido mais estas coisas de que estamos falando. São os grandes shows, a tietagem, faixas com o nome do cantor ou da banda, botons, cantores e bandas que só se apresentam sob cachês extremamente exagerados, são conhecidos como os “pop stars” evangélicos. Esses e outros modismos têm distraído a atenção de jovens, adolescentes e adultos para que não percebam que estão deixando de pregar e viver o real evangelho e então, descubram que estão abraçando valores carnais e mundanos.
Desde que surgiu nos EUA, décadas atrás, através dos negros americanos convertidos ao evangelho de Cristo, a música gospel vem passando por uma grande transformação rítmica e tecnológica. Estúdios modernos e arranjos sofisticados, cantores e músicos aperfeiçoam suas técnicas, mas infelizmente grande parte dessas pessoas estão deixando de lado o principal, o verdadeiro louvor e a mais sincera adoração à Deus. “Deus é espírito; e importa que seus adoradores o adorem em espírito e em verdade” – Jo 4:24. “Por meio de Jesus, pois, ofereçamos à Deus, sempre, sacrifícios de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome” – Hb 13:15.

30 erros que o ministro de louvor NÃO pode cometer

O ministro de louvor Ronaldo Bezerra postou um ótimo artigo para ministros de louvor, dança e também técnicos de som, o tema da matéria é: "30 erros que o ministro de louvor NÃO pode cometer", e você confere na íntegra abaixo:

1- Não se preparar musicalmente e espiritualmente para a ministração

- Devemos nos apresentar como obreiros aprovados (II Tm 2:15).

A) Aspecto espiritual
- É necessário oração e leitura bíblica diariamente. A base de todo ministério é a oração e meditação. O que se pode esperar de alguém que não medita e não ora? A.W.Tozer disse: “Nunca ouça um homem que não ouve a Deus”.

- Um ministro que não ora e não medita, deixa de ser um homem de Deus para ser um profissional do púlpito.

- Se desejamos ter um ministério mais ungido precisamos entender que o endereço da unção está no altar.

B) Aspecto musical

- É preciso realizar ensaios para que haja entrosamento.

- Tenha uma lista definida dos cânticos; quando forem novos, providencie cifras.

- É necessário concentração total durante os ensaios, evitando distrações, brincadeiras e conversas paralelas.

- Estar atento às orientações, arranjos, rítmica, andamento, métricas, etc.

- Estude música. Muitas vezes a congregação “suporta” em amor a falta de técnica e afinação mínima dos que tocam e cantam.

2- Nunca preparar a ministração

- Devemos ter habilidade para improvisar, porém, isso não deve ser a regra.

- Quando o ministro não faz a “lição de casa” acaba ficando fácil perceber, não há seqüência coerente nos cânticos, há erros nos acordes e na seqüência da música cantada, não há expressão, há insegurança, etc.

- Os que ministram de improviso, demonstram não levar a sério o lugar que ocupam na obra de Deus (Jr 48:10). O Espírito Santo não tem compromisso com ociosos, preguiçosos e displicentes.

- Já avaliamos o preço que muitos pagam para estar no culto para participarem da adoração a Deus? Façamos o melhor para o Senhor!

3- Atrasar nos compromissos sem dar satisfação

- O músico maduro tem conhecimento das suas responsabilidades e procura cumpri-las à risca. Portanto, seja responsável e chegue aos horários marcados! Se houver problemas ou dificuldades, comunique-se com sua liderança.

- Quando não damos satisfação sobre nosso atraso estamos agindo com irresponsabilidade, e em outras palavras, estamos dizendo “isso não é importante pra mim!”.

4- Não aceitar as críticas

- Quem não aceita críticas, acaba caindo na mediocridade e se torna um ministro sempre nivelado por baixo. As críticas servem para não deixar que caiamos no conformismo e paremos de crescer.

- Devemos receber as críticas com um espírito humilde e disposto a aprender. Quem não é ensinável e não gosta ser contrariado, não pode atuar em nenhum ministério na igreja.

5- Começar a ministração sem introdução e falar sobre verdades sem nenhuma demonstração de amor

- Não seja “juiz” das pessoas.

- Mostre a graça de Deus e o amor.

- Não seja grosseiro e indelicado.

- Seja amável e educado. A introdução pode determinar o sucesso de toda a ministração. Esse primeiro contato é “chave” para uma ministração abençoada e abençoadora.

- Uma boa introdução cativa a atenção das pessoas, desarma as mentes e prepara o caminho para compreensão e recepção da ministração.

- Uma boa ministração precisa ter um começo, meio e fim.

- Não seja muito prolixo e cansativo na introdução. Deve ser o suficiente para abrir a porta das mentes a fim de que as pessoas recebam aquilo que Deus tem reservado para cada uma delas.

6- Utilizar o púlpito para desabafar

- Uma mente cansada não produz com qualidade e o estresse pode levar a pessoa a falar o certo, mas no lugar errado. Púlpito não é lugar para desabafos, é lugar para profecia!

- Tratemos a igreja do Senhor de forma respeitosa (I Pe 5:2-4).

7- Gritaria

- Não confunda “gritaria” com unção, autoridade e poder. Muitos por não terem o equilíbrio e sensibilidade, tornam-se ministros irritantes, exagerados e em alguns casos, quase insuportáveis.

- Quem fala deve respeitar a sensibilidade e boa vontade dos que ouvem (I Co 14:40).

- Não é gritando que se alcança o coração das pessoas, mas sim, com unção, habilidade na comunicação e criatividade.

- Há ministros que cantam e falam tão alto e agressivamente, que deixam a impressão de que estão irados com o público. Quem sabe usar de forma inteligente sua voz e os equipamentos de som disponíveis, com certeza alcançará grandes resultados.

8- Expor os músicos, dirigentes ou técnicos durante a ministração

- Por vezes, alguns cometem erros durante a ministração, logo os outros músicos percebem e começam a rir, ou surgem olhares de reprovação, expondo diante de todos, aquele que errou.

- Devemos ser discretos, e quando errarmos, encararmos com naturalidade, sem expor nossos companheiros, porque apesar de estar na frente da congregação, estamos diante do Senhor, ministrando à Ele, e Ele sabe como e quem somos.

- Muitos estão magoados e chateados por terem sido expostos na frente dos outros. Tenhamos uma atitude de amor e respeito uns para com os outros.

9- Tocar, cantar ou dançar com outros ministros sem ser convidado

- Se algum ministro de outra congregação for convidado para ministrar em sua igreja, não suba no púlpito para ministrar sem ter sido chamado e convidado. Isto é falta de educação. Não seja mal educado!

- Muitos, por falta de educação e sensibilidade acabam atrapalhando a ministração daqueles ministros que foram convidados no culto.

10- Usar muitas ilustrações e dinâmicas durante a ministração

- Muitos querem “pregar” durante o louvor. O exagero de histórias, testemunhos, dinâmicas e ilustrações durante os cânticos, comprometem a essência e o propósito da ministração. Ministre cantando! Flua!

- Cuidado com manipulações! Não devemos tratar o público como “macacos de auditório”. Não peça para o público repetir frases feitas o tempo todo, gestos o tempo todo, além de se tornar algo cansativo, o ministro pode cair no ridículo diante do público.

- Evite deixar “brancos” entre um cântico e outro; para isso é indispensável desenvolver um bom entrosamento com os músicos, combinar sinais, etc.

11- Contar histórias ou piadas fora de hora

- Algumas histórias ou piadas, nunca deveriam ser contadas no púlpito da igreja. Não vulgarize o púlpito. Muitos querendo ser descontraídos acabam se tornando desagradáveis, fazendo colocações em momentos inapropriados, e por vezes dizem coisas com duplo sentido.

- Púlpito é lugar de profecia e não palco para piadas. Fomos chamados para ser profetas e não humoristas.

12- Ministrar o tempo todo com os olhos fechados ou olhar só para uma direção

- É importante olhar para as pessoas. Os olhos têm um poder impressionante de captar e transmitir mensagens não verbais.

- É importante transmitir amor, alegria e paz através do nosso olhar. Através de um olhar podemos abençoar as pessoas. Os que fecham os olhos ao ministrar, nunca vão saber avaliar seus ouvintes, lendo suas expressões faciais.

- Para alcançar a atenção de todos, é necessário olhar em todas as direções. Olhar só para uma direção pode transparecer que as pessoas não são importantes, ou que não precisam participar daquele momento de ministração.

- Estamos diante de Deus, mas também estamos diante do público. Estamos ministrando a Deus, mas também sendo instrumentos para abençoar a congregação.

13- Exagerar nos improvisos

- A disciplina e a maturidade musical é algo que todo músico deve buscar. Precisamos entender que pausa também é música.

- Acompanhar um cântico antes de tudo, é uma prática de humildade e sensibilidade. Nas igrejas, geralmente, os instrumentistas e cantores querem mostrar sua técnica na hora errada. O correto é usar poucas notas, não saturar a harmonia, inserir frases nos espaços melódicos apenas, e o baterista conduzir. Economize informações musicais!

- Instrumental: Procure tocar o que o arranjo está pedindo, sem se exceder. Todo músico deve aprender a se “mixar” no grupo, aprender a ouvir os outros instrumentos, afinal, é um conjunto musical.

- Vocal: Procure cantar a melodia, fazendo abertura de vozes e improvisando apenas em momentos específicos, criando assim, expectativa. Muitas vezes a congregação não consegue aprender a melodia da música por causa do excesso de improvisos dos dirigentes e cantores.

- Avalie o que está tocando e entenda que o trabalho é em equipe, e não apresentação de seu cd solo.

- Procure gravar as ministrações, para que seja feita uma avaliação e as correções necessárias.

- Tocar e cantar de forma madura e eficiente requer disciplina, auto-análise e constante aprendizado.

14- Não ter expressão durante a ministração dos cânticos

- Não seja um “alienígena” em cima do púlpito. Participe de todos os momentos!

- A entonação da voz também é importante. Não combina, por exemplo, falar sobre alegria com uma entonação e um semblante triste e melancólico. Você pode contagiar o público através da sua expressão e entonação de voz.

15- Comunicação inadequada ao tipo de público

- Ser sensível ao tipo de público que estamos ministrando e utilizar uma linguagem adequada. A dinâmica de um culto congregacional é diferente, por exemplo, de uma reunião de jovens, ou crianças, evangelismo, etc. Não trate um público maduro, por exemplo, utilizando uma linguagem de criança e vice-versa.

- Cuidado com erros de português, vícios de palavras e gírias. Não precisa ser formal, seja natural, sempre observando o público que você está ministrando.

16- Vestimenta inadequada

- Sua vestimenta deve ser coerente ao tipo de ambiente e reunião que você estará ministrando.

- Cuidado com vestimenta inadequada, tipo roupa justa, cores chamativas, etc.

- Esteja atento a sua aparência – cabelos penteados, dentes escovados, maquiagem leve, usar desodorante, perfume, etc. Lembre-se que o púlpito é uma vitrine. Quem está ministrando passa a ser alvo de observação em todos os sentidos.

17- Cantar cânticos com o qual não está familiarizado

- Não conhece o cântico, não cante! Não sabe tocar o cântico, não toque!

- Para ganhar confiança do auditório, é preciso demonstrar convicção e certeza sobre o que está ministrando. Conhecer bem e ter domínio do cântico ministrado, é imprescindível para que o ministro atinja seu objetivo.

18- Cantar fora da tessitura vocal

- A escolha do tom de uma música depende do canto; este deve ser dentro da tessitura vocal e confortável para ela. Mesmo que o tom escolhido não seja o mais confortável para o instrumentista ele deve executá-lo. Na música onde há o canto, a ênfase é para a mensagem, portanto, não deve ser interferida por outros elementos.

- Muitas músicas que ministramos na igreja não fluem como poderiam, por causa da escolha errada da tonalidade. Por vezes, o tom é muito alto e as pessoas não conseguem cantar.

- O tom pode influenciar na sonoridade da música vocal com acompanhamento, bem como causar danos nas cordas vocais.

19- Elaborar um repertório inapropriado ao tipo de reunião

- Elabore um repertório adequado ao tipo de reunião. Por exemplo: reunião de jovens, evangelismo, santa ceia, etc; o repertório de um culto dominical é diferente de um lançamento de um cd por exemplo.

- Elabore uma seqüência lógica no repertório, ou seja, músicas de celebração, músicas de adoração, músicas de comunhão, etc. A ministração é como um “vôo de avião”, tem um destino.

20- Cantar muitas músicas num período curto de ministração

- Elabore um repertório adequado ao tempo de duração do louvor (conferir com o pastor).

- Dependendo do tempo dado a ministração, não será necessário uma lista extensa de músicas. Esteja atento à maneira como o louvor está transcorrendo e explore um determinado cântico quando perceber que está fluindo profeticamente.

- Muitos exageram no tempo da ministração dos cânticos e passam do horário estipulado, atrapalhando assim, o andamento da reunião. Muitos não se importam se estão agradando ou não. Quando excedemos os limites, podemos cansar o auditório, não atingir os objetivos definidos e forçar a reunião a terminar fora do horário.

21- Ensinar muitas canções num período de ministração

- Para que haja participação do público, procure ensinar durante a ministração, um ou dois cânticos. Procure repetí-los para que todos guardem bem a letra e melodia.

- Quando se ensina muitas músicas num período de louvor, o público não consegue assimilar as canções, causando uma dispersão.

22- Cantar sempre as mesmas músicas nas ministrações

- A Bíblia nos estimula a cantarmos um cântico novo (Sl 96:1). Porque cantar um cântico novo? Para cantar com o coração e não apenas com a mente. Cantar o mesmo cântico em todos os cultos pode se tornar cansativo e enfadonho, e as pessoas acabam cantando apenas com a mente.

- Cometemos um grande erro quando nunca reciclamos o nosso repertório. Reciclar, significa, “atualizar-se para obter melhores rendimentos”. Os ministros devem sempre estar atualizados, escutando boas músicas, consultando a internet, etc.

23- Cantar canções sem a direção do Espírito Santo

- É o Senhor que sabe qual é o cântico certo para a hora certa.

- Devemos tomar cuidado para não cantarmos cânticos que nos identificamos sem ouvirmos o Espírito Santo (I Co 14:8). Muitos só querem cantar cânticos que se identificam apenas atrapalhando assim, o fluir da reunião. Estejamos atentos e sensíveis a voz do Espírito Santo.

24- Não avaliar o conteúdo dos cânticos ministrados

- Muitos estão ensinando canções para a igreja que estão na “moda”, mas que não possuem um conteúdo bíblico correto. Devemos avaliar biblicamente o que estamos ensinando e cantando dentro de nossas igrejas.

- Cantemos cânticos teologicamente corretos

- Cantemos a Palavra de Deus! A Bíblia é o “hinário” de Deus. Quem canta a Palavra de Deus, amanhã não vai precisar pedir desculpas pelo que ensinou.

25- Imitar outros ministros

- Cada um de nós tem características diferentes. Deus nos fez assim! Deus quer nos usar do jeito que somos, com os dons, talentos e as características que Ele nos deu.

- Muitos caem no ridículo quando imitam trejeitos, frases, modo de cantar de outros ministros, etc.

- Cuidado com palavras da “moda”, tipo: “shekiná”, “nuvem de glória”, “trazer a arca”, “chuva”, “noiva”, “abraça-me”; ou então, expressões com duplo sentido, “quero deitar no seu colo”, “quero te beijar”, “quero ter um romance contigo”, “quando Deus penetrou em mim, eu fiquei feliz”, “Quero cavalgar contigo”, etc.

- Não quero ser radical e dizer que há problemas em utilizar estas expressões. Porém devemos refletir o que temos cantado em nossas igrejas. Muitos cantam e compõem canções enfatizando essas expressões, muitas vezes sem saber o significado e sem nenhum propósito, fazem isso apenas por ser uma expressão do “momento”, ou para dar uma idéia de “intimidade” com Deus, tornando-se infelizes nas colocações das palavras, até mesmo com um duplo sentido. Cuidado, intimidade sem reverência vira desrespeito!

- É verdade que Deus nos convida para sermos seus amigos, mas cabe a nós dar a glória devida ao Seu nome! Ele é nosso amigo, mas é nosso Deus! Não devemos tratar Deus como nosso “coleguinha de escola”. Cuidado para que, em nome da “intimidade”, você não perca o respeito e temor a Deus. (Exemplo: A visão de Isaías no cap. 6 – “Ai de mim...”)

26- Deixar o auditório em pé por muito tempo

- Não canse o povo! Ficar em pé 30 minutos é uma coisa, e outra coisa é ficar em pé 50 minutos. Esteja sensível ao ambiente.

- Um público jovem consegue permanecer em pé por mais tempo, mas um público mais velho acaba se cansando mais rápido. Não há nenhum problema em adorarmos a Deus sentado.

27- Deixar de participar de outros momentos do culto

- Muitos músicos são irresponsáveis e acabam comprometendo o andamento do culto. Participam apenas do momento dos cânticos, mas logo após saem do culto para fazerem outras coisas: conversar com amigos, comer, namorar, etc.

- Temos uma grande responsabilidade do culto que está em nossas mãos, por isso não podemos nos dar ao luxo de termos atitudes egoístas, infantis e irresponsáveis (I Co 3:1-2). Lembre-se: somos ministros de Deus!

28- Não ter um mínimo preparo para atuar na equipe de som

- É importante estudar e conhecer os equipamentos de som para poder utilizá-los da melhor maneira, evitando também danos nos equipamentos por causa do seu uso inadequado. Existem muitos “curiosos” atuando nesta área.

- Cuidado com o volume dos instrumentos para não saturar o ambiente e provocar incômodo aos ouvintes.

- Lembre-se que o volume das vozes deve ser maior em relação aos instrumentos para que as pessoas entendam o que está sendo falado ou cantado.

- Sua participação no culto é fundamental. Fique atento! Não fique “viajando”. Concentração total!

- Seja amável e educado quando as pessoas vierem te falar ou orientar algo relacionado ao som.

- Não atrapalhe a ministração. Quando surgir algum problema, seja discreto para poder solucioná-lo.

- Depois de mixado os volumes, não há mais necessidade de ficar mexendo na mesa de som. Portanto, não mexa, pois isso atrapalha o bom andamento da ministração.

- Cuide dos equipamentos e seja zeloso pelas coisas de Deus.

29- Não ter um mínimo preparo para atuar na equipe de dança

- Muitos são bem intencionados, mas não possuem o preparo suficiente para dançar.

- Expressão: é importante a expressão facial e corporal, e deve ser condizente com a música que está sendo ministrada.

- Roupas: é importante ser prudente e discreto para que não venha causar polêmica e escândalo dentro da igreja. Tomar cuidado para não tornar a dança algo sensual.

- Técnica e estilo: Todos devem conhecer os vários estilos (balé, street dance, etc), lembrando que cada estilo deve ser coerente ao tipo de música. O sincronismo entre o grupo é um fator muito importante.

30- Atuar no ministério por obrigação e sem alegria

- Quando realizamos a obra de Deus por obrigação não há alegria, mas se torna peso. Você gosta quando alguém vai fazer algo para você por obrigação? Será que Deus gosta quando vamos serví-lo por obrigação? Com certeza, isso não agrada a Deus.

- Se a obra do Senhor tem sido um fardo para nós ou estamos realizando o serviço por obrigação, então é melhor deixarmos o ministério.

- O nosso serviço deve ser com alegria – “Servi ao Senhor com alegria...” (Sl 100:2).

- Valorize o ministério! Valorize esse instrumento poderoso para a edificação da igreja e veículo de evangelização. Você foi escolhido por Deus, portanto, leve a sério o ministério!
Por:. Raul (vocalista)

terça-feira, 14 de junho de 2011

Um olhar malicioso





"Despojando-vos, portanto de toda a maldade (...) desejais ardentemente como crianças recém-nascidas, o genuino leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para a salvação" 1 Pe 2: 1-2
Vamos falar sobre maldade ou neste sentido malícia, a palavra de Deus diz em Mateus 5:8 "Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus" a verdade é que sem santidade ninguém verá a Deus. Eu vinha pensando em escrever sobre o assunto já faz um tempo e o Senhor me tem mostrados várias palavras sobre o assunto. Bom se você enfrenta problemas com malícia em sua mente, é certo de que isso não surge do nada, satanás vem trabalhando isso em nossas vidas desde o nosso nascimento, através da nossa criação, daquilo que vemos ouvimos ou fazemos. existem algumas investidas do inimigo para nos tirar da presença de Deus e nos cergar espiritualmente, mas para tudo há uma solução se olharmos para Jesus "Os teus olhos são a luz do teu corpo. Se eles forem bons, todo o teu corpo
terá luz; mas se eles forem maus, todo o teu corpo será tenebroso. Se, pois, a
luz que há em ti são trevas, quão grandes serão essas mesmas trevas!"
(Mateus, 6:22-23.)"
.


*Maldade na Criação (ou educação): Se você não nasceu em um lar cristão, é muito provavel que tenha sido educado por pais "maldosos". Certa vez  Jesus disse: "Em verdade, em verdade vos digo que o Filho nada pode fazer de si mesmo, senão somente aquilo que vir fazer o Pai; porque tudo o que este fizer, o Filho também semelhantemente o faz." Jo 5:19 assim como uma criança segue o exemplo do pai para moldar seu caráter, quem somos reflete muito a criação que tivemos, neste caso a maldade se torna uma coisa hereditária, ou como eu prefiro chamar "maldição da quarta geração", isso deve ser quebrado o quanto antes para não afetar outras pessoas, por essa razão nós devemos voltar a ser crianças para remoldarmos nosso caráter tendo Cristo como referencial como diz o texto em 1 Pe 2: 1-2

*Maldade nas Amizades: A verdade é que desde pequenos sentimo-nos precionados pelos grupinhos a sermos iguais aos seus integrantes, mesmo que isso signifique fazer o que é mal aos olhos do Pai, o ser humano não foi criado para ficar só, o próprio Deus reconheceu a necessidade que temos de ter comunhão com irmãos. "E disse o SENHOR Deus: 'Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele.'" Gn 2:18 Mas o diabo se aproveita disso, e pelo medo que temos de sermos rejeitados muitas vezes pecamos contra Deus.

*Maldade na Mídia: Encontramos esta afirmativa no texto bíblico de 1 João 5:19 que diz: “Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno”. Não se deixem enganar o mundo inteiro está corrompido Jesus disse em Mt. 12:30, “quem não é por mim, é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha”. hoje em dia o sexo explicito está em 99,99% dos filmes, nas novelas, músicas seculares, videoclipes, livros, pornografia e etc. Se  queremos ter uma vida pura e santa na presença de Deus temos que evitar o contato com estas coisas que são instrumentos de Satanás para nos corromper e "estuprar nossas mentes" não se engane quem nã está com Cristo, contra Ele está.

*A Solução: A própria palavra de Deus é a solução "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra. Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos. Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti." Sl 119: 9 a oração também tem poder neste caso, peça ao Senhor que te purifique para louva-lO com excelência.
Músicas para meditar: "Santidade (Aline Barros)"; "Purifica-me ( Kleber Lucas)"; "Águas Purificadoras (Diante do Trono)"
 Fiquem com Deus galera e lembrem-se da palavra de Deus "Sede santos, porque eu sou santo (Lv 11,44)"
Por:. Raul (vocalista)
'

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dica musical: CD Aline Barros - Extraordinário Amor de Deus

Após 4 anos desde seu último trabalho "Caminho de Milagres - Ao Vivo" que ganhou o Grammy Latino como melhor álbum de música cristã em lingua portuguesa do ano de 2007, Aline acabou de lançar seu oitavo CD que originalmente teria o nome de "Deus Extraordinário", chegou às lojas no dia 24 de Janeiro de 2011 e em pouco mais de 6 meses já recebeu certificado de disco de platina duplo por mais de 160.000 cópias vendidas. Esse é sem dúvida o melhor trabalho da cantora até então, gravado ao vivo e em estúdio, e conta com a participação mais do que especial de Fernandinho na música "Rendido Estou". O disco foi produzido por dois componentes da banda Roupa Nova: Ricardo Feghali e Cleberson, o que gerou polêmica pelo fato de serem músicos do meio secular, além disso a cantora tem recebido varias críticas desde suas apresentações no show da virada (no qual era a única representante do meio gospel) e no programa da Xuxa na Rede Globo.
Estando por meses, em conceituadas listas, como um dos CDs mais vendidos do início de 2011 no Brasil. Além de marcar a carreira da cantora com um feito extraordinário - 50 mil cópias vendidas, apenas, no dia de lançamento do CD, tornando-o Disco de Ouro em 1 dia. A canção de trabalho escolhida foi 'Ressuscita-me' que soma milhões de acessos à música no Youtube e milhões de acessos a letra em importantíssimos sites musicais no Brasil. No álbum predomina o estilo Pop/ Rock, dentre as novidades a música "Vitória no Deserto" traz uma mesclagem de Pop com Sertanejo Universitário. Entre os compositores do trabalho estão nomes como Anderson Freire, Aline Barros, Gilmar Santos, Davi Fernandes e Luciano Lima, o CD também conta com versões de músicas do grupo australiano Hillsong "Rendido Estou (Arms Open Wide)" e "Teus Pra Sempre (Yours Forever)", neste novo disco a cantora também suavizou mais sua voz o que agradou ao público que reclamava dos constantes "Berros" da mesma.

Destaques do CD: "Ressuscita-me", "Sonho de Cristo" e "Rendido Estou"
Vale a pena comprar?: Com certeza
Nota (de 0 a 10): Vou dar nota 10 pra esse trabalho pelo desempenho da cantora evidentemente melhor, tanto em relação à tecnica quanto à unção e a autoridade da mesma ao entoar cada canção.
Certificação: Disco de platina duplo (+ 160.000 cópias vendidas)
Por:. Raul (vocalista)

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Orgulho

"Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus" - Mateus 5.3
Gente vamos falar sobre Orgulho, que é um assunto meio delicado, pois diz respeito a todos nós, que na condição de seres humanos pecadores temos uma tendência muito grande de nos orgulharmos e nos sentirmos importantes e necessários, seja devido a um Titulo conquistado (Um emprego bem remunerado, uma posição de destaque na sociedade) a um dom ou talento que possuimos (Saber cantar, atuar, dançar ou tocar algum instrumento) ou simplesmente pelo fato de as pessoas reconhecerem nossos esforços (nos estudos, no trabalho ou em nossa forma de nos relacionarmos com as pessoas), e agora Tish!!! Seja mais humilde irmão rsrsrs. A Bíblia conta a história de um homem chamado Naamã que era um homem muito respeitado por ser capitão do exército do rei da Síria e de muito respeito; através dele o SENHOR dera livramento aos sírios, era um homem herói valoroso, porém leproso.
Porém um dia Naamã ficou sabendo que havia um profeta em Israel que podia curar sua lepra, esse era Eliseu, mas que para isso ele teria que dar 7 mergulhos no sujo rio jordão, mas ele se indignou pois achava tal prática uma humilhação "Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, por-se-á em pé, invocará o nome do SENHOR seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso." 2 Reis 5:11 ora Naamã pensava que Eliseu colocaria a mão sobre a sua lepra e ele seria curado, mas Deus queria quebrar o orgulho de Naamã, o mesmo acontece conosco queremos uma solução magia e instantânea para os nossos problemas, e esquecemos da promessa que o SENHOR nos fez em 2 Crônicas 7;14 "E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra." tudo o que Naamã precisou fazer foi se humilhar diante dEle e reconhecer que só o SENHOR é Deus "Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus; e a sua carne tornou-se como a carne de um menino, e ficou purificado.
Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel" 2 crônicas 5;14
Conosco não é difernte a palavra diz que o SENHOR resiste aos orgulhosos, é necessário que agente permita que nosso orgulho seja quebrado, pois Deus se importa mais com nosso caráter do que com  nosso bem estar e ELE quer que desfrutemos não só das suas bençãos mas de uma relação intima com Ele.
Tem uma música que fala sobre isso:

Quero Descer

Raquel Mello

Quando meu eu,
E o meu orgulho descer comigo,
E se misturar;
Como as águas do rio,
Então subirei
Como Naamã curado.
Eu abro mão de tudo que sou,
Só pra servir-te,
Oh, meu Senhor.
Eu abro mão de tudo que sou,
só pra te adorar, Senhor.
Senhor, quebra o meu orgulho,
Eu quero descer e mergulhar,
Nas águas do teu amor.
Me purifica! Eu quero ser limpo,
Como Naamã, no teu poder.
















Que essa música seja a sua oração, amém? e lembre-se seja mais humilde como humilde é JESUS
Por:. Raul (vocalista)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Prestar Conta


"Que farei quando Deus me confrontar? Que responderei quando chamado a prestar contas?" Jó 31.14
Vamos lá, pense bem, quantas vezes praticamos boas ações por mera "obrigação cristã" ou então por medo do castigo de Deus? A verdade é que podemos apresentar a Ele extensas listas de boas obras, esperando seu elogio. Porém Deus questionará com que intenção fizemos tais coisas ou renunciamos a algo. Será que foi por resposta ao grande amor do Senhor por nós, ou buscando "acumular pontos" com Ele para ganhar algo ou escapar do inferno?
Por melhores que sejam, não são nossas obras que contam na balança de Deus, mas sim o meu relacionamento com Cristo e o amor que tenho pelo meu próximo. Em Mateus cap.7 ver. 21-23, Jesus se refere a pessoas que fizeram grandes obras em seu nome mas Ele não as conhecia. Deus não espera que façamos coisas para Ele, mas o Senhor quer um relacionamento intimo conosco e as nossas boas ações seram fruto do amor pelo próximo gerado pela nossa intimidade com Jesus. O que dirá se somos ou não profetas de Deus  são os nossos frutos "Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?" Mt 7.16. O que Deus deseja não é um bom desempenho, mas o meu e o seu coração.
Por:. Raul (vocalista)

Amigo ou Inimigo?

"Vocês não sabem que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Quem quer ser amigo do mundo faz-se inimigo de Deus." Tg 4.4
Pensando em seu dia a dia e no seu relacionamento com Deus, responda: você é amigo ou inimigo de Deus? o versículo em destaque ensina que inimigos de Deus são aqueles que preferem a amizade com o mundo (coisas e atitudes que desagradam a Deus) mas a verdade gente é que mesmo dentro da igreja há pessoas que estão levando o evangélio por brincadeira, quando o mesmo é sacrificio, Jesus disse: "aquele que quiser vir após mim negue-se a si mesmo e carregue a sua cruz" gente eu sei que é dificil não escutar música secular, não falar palavras imundas, não sentar na roda com escarnecedores entre outras coisas que nos separam de Deus, mas o Senhor está a procura de pessoas que estejam dispostas a rejeitar tudo isso por amor a Ele.
É verdade que nos somos pecadores, mas a diferença entre os amigos de Deus e os inimigos é que nós não nos conformamos com o nosso pecado mas procuramos ser transformados de glória em glória, o que só nos é permito pela graça do Senhor como está escrito no livro de Romanos cap.12 ver.2 "E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus". Ser amigo de Deus é viver como Ele quer e desfrutar do seu cuidado. Ele está presente o tempo todo em nossas vidas e quer que o adoremos não somente na igreja mas em todo lugar onde andarmos, pois só Jesus é o amigo verdadeiro, ser amigo é bem mais significativo do que ser irmão pois não escolhemos de quem seremos irmãos mas os amigos esses sim nós escolhemos, Jesus escolheu nos amar e deu sua vida por nós, e você, escolhe amar a quem? o mundo ou Jesus?.
Por:. Raul (vocalista)

Troféu Promessas

Visando alcançar ainda mais o público evangélico, a TV Globo irá transmitir um mega-show de fim de ano com o ministério Diante do Trono e vários outros grandes nomes do meio gospel nacional.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel O evento será a premiação Troféu Promessas que surge para substituir o Troféu Talento como grande premiação do meio evangélico nacional. O Promessas será transmitido ao vivo para todo o Brasil em dezembro e será produzido pela Geo, empresa de eventos da Globo.
O prêmio foi criado através de uma parceria da EBF Eventos, criadora da ExpoCristã, e da Som Livre, também do Grupo Globo.
Por:. Raul (vocalista)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Amor na Prática


"O que vocês fizeram a alguns dos meus menores irmãos, a mim o fizeram" Mt 25 ver.40
Gente o amor na prática é repassar ao próximo o que recebemos de Deus, o Senhor quer que amemos aqueles a quem Ele ama e por quem Ele morreu na cruz, se Deus nos amou tanto assim devemos repassar o seu amor aos nossos irmãos em Cristo. DTA
Por:. Raul (Vocalista)

É nós na net


Eaew galera da UA e do mundo, estou estreando o blog, gente pra quem não sabe o nosso ministério de louvor e adoração já tem nome "Sala do Trono", pois é, nós demos muitos palpites mas o nome escolhido por Joel (lider do ministério) ganhou e eu (Raul) tive a brilhante ideia de criar um blog do grupo para levar a palavra de Deus pra a net é nós na fita e os playboy no DVD rsrs. Mas brincadeiras a parte nos vamos estar postando no blog o que o nosso Senhor fala conosco durante a semana, atraves de versículos, dicas de músicas, enquetes entre outras coisas legais. falou galera Deus abençoe vcs e a paz.
Por:. Raul (vocalista)